Posted by : Unknown quinta-feira, 2 de maio de 2013



APLASIA DE MEDULA ÓSSEA

A aplasia medular é uma doença caracterizada pela deficiência medular, ou seja, disfunção da medula óssea, sendo tal doença separada em dois níveis, a moderada e a grave.
O diagnóstico da aplasia medular é feito através de um exame chamado hemograma, no qual constam todos os componentes sangüineos.
No caso de ser congénita, o tratamento mais eficaz contra a aplasia medular é o transplante de medula óssea, sendo o doador quase sempre um familiar (a chance de o doador ser um irmão é igual a 25%, já para um doador desconhecido as chances caem para uma em cem mil). Contudo, antes de o paciente receber a doação da medula, ele deve se submeter a um tratamento químico feito através de medicamentos por via oral ou intravenosa. Esses medicamentos atuam como estimuladores da medula já falida. Aplasia de Medula Óssea Adquirida: está relacionada ao uso de certos medicamentos, a infecções, ao contato com inseticidas, derivados de benzeno, doenças autoimunes ou por causas desconhecidas. A maior parte das aplasias não tem causa conhecida.
O paciente com aplasia de medula não produz suficientemente as células do sangue, por isso recebe transfusões visando controlar a anemia grave e o baixo número de plaquetas no sangue.
A diminuição dos glóbulos brancos leva a baixa defesa do organismo, causando infecções graves com  frequência. O paciente com aplasia medular deve evitar o contato com pessoas doentes, recém-vacinadas e ambientes com aglomeração de pessoas.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 - Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed by Johanes Djogan -