Posted by : Unknown sexta-feira, 23 de agosto de 2013


A notificação de crianças submetidas a maus-tratos tem aumentado nos últimos anos em muitos países. Vários estudos têm relacionado alguns tipos de desvios psiquiátricos de pacientes adultos com eventos traumáticos durante a infância. As informações sobre maus tratos infantis em nosso meio são escassas, não existindo estudos evolutivos de crianças submetidas a maus-tratos. O objetivo desta pesquisa será avaliar as crianças submetidas a maus-tratos internadas no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, no período de 1981 a 1999,
e analisar as formas de maus-tratos, a decisão judicial e a evolução física e psicossocial destas crianças. Será utilizado um formulário para coletar os dados dos prontuários dos pacientes referentes à história clínica; exame físico; exames neurológicos; imagens radiológicas e tomográficas; tratamento, evolução clínica; avaliação social; condição de alta e decisão judicial. Outro formulário será usado para a coleta dos dados atuais dos pacientes dando ênfase à condição física, à avaliação psicológica e às condições sócio-econômicas. Análises descritivas e multivariadas serão realizadas. (AU)




A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade e de morbidade.
Os Serviços de Saúde não podem deixar de conhecer e entender o fenômeno da violência a fim de enfrenta-lo, ao lado de outros setores governamentais e não governamentais.

As experiências vividas na infância e na adolescência, positivas ou desfavoráveis, refletem–se na personalidade adulta. As dificuldades inevitáveis se tornam mais brandas quando enfrentadas com afeto e solidariedade.
A violência gera sentimentos como o desamparo, o medo, a culpa ou a raiva, dentre outros, que não podendo ser manifestados, se transformam em comportamentos inadequados, perpetuando-se por gerações seguidas.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 - Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed by Johanes Djogan -